Quantcast
Channel: MURMÚRIOS PESSOAIS » Contos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

[ resenha ] Ela Prefere as Uvas Verdes, Jader Pires @EditoraEmpireo

$
0
0

4

As treze histórias presentes no livro estão repletas do cotidiano, por onde desfilam personagens das mais variadas origens: um vendedor de crack, um político, um casal de idosos e um mágico de circo. As angústias e alegrias experimentadas por todos esses personagens – e que também são nossas – são expressas em situações fortes e incisivas, mas por vezes bem-humoradas, que aproximam o leitor da trama, sem deixar de fora nenhum detalhe. Em Ela prefere as uvas verdes, entramos em contato com personagens em momentos surpreendentes de suas vidas. Momentos em que as perdas e os encontros trazem profundas transformações.

Jader Pires estreia na literatura com o livro de contos Ela Prefere as Uvas Verdes (Editora Empíreo). Também publicitário, é mais conhecido pelo trabalho que desenvolve no Portal Homem.

Para mim, escrever conto é uma arte. Desenvolver uma história em um número reduzido de páginas requer muito talento. Não basta fazer um recorte no tempo e espaço para que o conto fique coeso e coerente. A capacidade de síntese, a escolha das palavras, o delinear da faceta das personagens são apenas alguns itens importantes. E isso tudo dentro de um texto fluido, sem estar picotado.

Pires faz isso tudo que citei no parágrafo anterior. Seus contos possuem início, meio e fim; não vemos uma pressa desenfreada para contar a história. Utilizando uma linguagem direta e simples, em uma narrativa aderente, consegue passar o recado de modo preciso.

Naquele momento, o que mais odiava era a inerente condição humana de sofrer por antecipação, de como os seres humanos premeditam toda e qualquer situação para tentar obter a melhor resposta, a melhor ação para todos os momentos. Antecipam as conversas, os encontros, a vida, imaginam o final perfeito que, claro, nunca acontece do jeito esperado.

Grande parte do mérito vem dos assuntos que ele aborda. Os temas são os mais variados: amor, morte, falta, decepção, alegria. Com o devido cuidado, não se aprofunda, mas também não fica à margem dos sentimentos do ser humano. Destaque para: Tô Chegando Amor, que conta a tocante história de amor de Serafim Campano; Não Dava Para Olhar, mostrando um pouco da realidade dura de um homem que vê a tristeza espelhada nos olhos de outra pessoa; e a complexa relação de um casal em Chafurdando na Lama.

O trabalho editorial é muito competente. No miolo, espaçamento adequado, papel pólen e diagramação clean. A ilustração da capa é interessante e nos traz diversas opções de interpretação. Aparência classuda, no geral.

Ela Prefere as Uvas Verdes se mostrou um bom início de carreira literária para Jader. Confesso que, ao terminar de ler, fiquei com vontade de conferir um romance do autor e assim passar mais tempo com seus personagens e suas histórias.

Título: Ela Prefere as Uvas Verdes
Autor(a): Jader Pires
Páginas: 160
Editora: Empíreo
Ano: 2014
Avaliação:4.0

Participe do Top Comentarista de Maio/2014 valendo o livro Surpreenda-me, de Megan Maxwell!

The post [ resenha ] Ela Prefere as Uvas Verdes, Jader Pires @EditoraEmpireo appeared first on MURMÚRIOS PESSOAIS.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images

Trending Articles





Latest Images